O governador Antonio Anastasia criou a “Medalha dos Gerais-Matias Cardoso e Maria da Cruz” para agraciar pessoa física ou jurídica pelo reconhecimento do Poder Público Estadual por contribuição ao desenvolvimento cultural, econômico e social do norte do Estado. A concessão da medalha, juntamente com diploma, foi estabelecida pelo Decreto nº 45.649/2011, publicado, na edição desta terça-feira (19/07) do Minas Gerais – órgão oficial dos Poderes do Estado.

O decreto cria também o Conselho Permanente da medalha, cujos integrantes, nomeados pelo Governador do Estado, serão responsáveis pela elaboração do regimento interno. A medalha e o diploma serão entregues em solenidade pública, em data a ser definida em decreto de outorga. O nome dos agraciados, com identificação e suas realizações, será publicado anualmente e inscrito em livro especial de registro.

Matias Cardoso e Maria da Cruz

A “Medalha dos Gerais – Matias Cardoso e Maria da Cruz” resgata história e tradições culturais, com valorização dos que contribuíram para a integração territorial do Estado. Matias Cardoso de Almeida, capitão e mestre de campo, partiu em 1673, de São Paulo com 125 homens, organizando lugares de pouso e plantações para suprir a Bandeira de Fernão Dias. Fundador das comunidades de Morrinhos, Amparo, São Romão, e além de outras nas barrancas do São Francisco, como Porto de Salgados (hoje Cidade de Januária).

Dona Maria da Cruz era casada com Salvador Cardoso de Oliveira, sobrinho de Matias Cardoso de Almeida. Ela administrava sua fazenda Pedras de Baixo, cuja casa grande era um orfanato. Empregava os jovens, sustentava e cuidava dos enfermos e inválidos e provia a educação dos menores, pagando os mestres de leitura, música e ofício. Pelo prestígio que desfrutavam nos altos sertões do São Francisco e Rio Verde, ela e o filho Pedro Cardoso de Oliveira foram considerados os líderes da revolta contra a cobrança pelos quintos atrasados pelo governador Martinho Mendonça.

Fonte: Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais