Como faço para publicar no jornal Minas Gerais?

A publicação de matérias no Diário Oficial de Minas Gerais é feita por meio do cadastro e envio de matérias pelo Sistema de publicação (Diário - diarioweb.iof.mg.gov.br). O solicitante deverá formalizar um pedido de cadastramento e enviá-lo à Subsecretaria de Imprensa Oficial de Minas Gerais.

O formulário de cadastramento e a listagem da documentação complementar estão disponíveis no endereço http://www.iof.mg.gov.br/index.php?/Diario-Web/cadastro-de-usuario-para-acesso-ao-sistema-diario.html. O procedimento de cadastramento se dará após o recebimento dos formulários e de toda a documentação.


Como deve ser a formatação da matéria para envio em forma de arquivo eletrônico?

A tipologia a ser utilizada no texto principal é a Times New Roman, com corpo de 6 pt e entrelinhas de 6 pt. Os demais elementos gráficos pode empregar fontes serifadas ou sem serifa, desde que sua legibilidade não fique prejudicada na edição impressa do Minas Gerais.

As normas de formatação para envio de arquivo eletrônico estão disponíveis no manual de Normas, que pode ser acessado no endereço http://www.iof.mg.gov.br/index.php?/Diario-Web/suporte.html.

No site estão detalhados os requisitos para a preparação das matérias a serem enviadas para publicação. A conformidade com as normas de publicação pode evitar que erros simples atrasem ou mesmo impeçam a publicação de sua matéria.


Quais formatos de arquivos são aceitos pela SIOMG?

As matérias para publicação no Jornal Minas Gerais, em seus cadernos, deverão ser enviadas no formato RTF (RichTextFormat), a ser gerado pelos editores de texto (word, writer entre outro), na opção “salvar como”.  As matérias com layout complexo poderão ser enviadas em formato PDF.


Como acesso o Sistema Diário?

Assim que o cadastro é realizado, o usuário recebe login e senha no e-mail informado. O acesso é realizado pelo endereço: diarioweb.iof.mg.gov.br.


Como devo proceder para recuperar o número do pedido da publicação?

O Sistema Diário gera automaticamente o número do pedido após sua criação que segue para o usuário via e-mail. Esse número é exibido no formulário de envio de matérias e também pode ser visualizado através da pesquisa de publicações.


Qual a diferença entre data de inserção e data de publicação?

Data de inserção é a data em que o cliente inseriu a matéria no Sistema Diário e solicitou a publicação.

Data de Publicação é a data da edição do jornal em que matéria foi publicada.


Como verifico se minha matéria foi publicada?

Acesse o Sistema Diário, escolha a opção “Pesquisa", no menu principal, e utilize o filtro para localizar sua publicação de acordo com os parâmetros e em seguida selecione a opção “buscar”. Verifique o campo “Situação” para saber o status da sua publicação.


Qual prazo para publicação?

A SIOMG tem o prazo de 3 (três) edições consecutivas, a contar da data da confirmação do pagamento do DAE - Documento de Arrecadação Estadual, para matérias à vista, ou a partir da aprovação, no caso de pagamento faturado.


Qual é a medida da página do jornal?

Cada página do jornal tem 25,5 cm de largura por 32 cm de altura.


Necessito alterar dados de um pedido de publicação criado no Sistema Diário, como proceder?

Não é permitido a alteração de matérias encaminhadas via sistema. Caso necessite alteração, o usuário deverá cancelar a matéria incorreta e encaminhá-la novamente pelo Sistema Diário, observando-se o horário limite para encaminhamento. O cancelamento poderá ser feito através do Sistema Diário até às 17 horas do dia útil imediatamente anterior à data prevista para sua publicação.


Após pagamento do DAE posso alterar o texto da matéria ou cancelá-la?

Não. Após o pagamento do DAE o usuário deverá cancelar a matéria já enviada e proceder novo envio, pelo Sistema Diário, com a matéria correta. O cancelamento de matéria, pelo usuário, poderá ser feito no Sistema até às 17 horas do dia útil imediatamente anterior à data prevista para sua publicação.


Quais os tipos de status de publicação existem?

Pendente: É utilizado para matérias cujo forma de pagamento é “à vista” e está aguardando pagamento para liberação.

Pedido em aberto: Indica que a publicação ainda aguarda fechamento do pedido e emissão de DAE.

Pedido fechado: Indica que a publicação está aguardando pagamento ou geração de DAE e/ou Nota Fiscal. O campo descrição informa mais detalhes sobre o processo da medição feito pela Imprensa Oficial. Nessa situação, o usuário terá informações no sistema sobre o DAE, tais como: número, valor, vencimento, data de pagamento, situação do DAE e usuário responsável.

Pagamento Recebido: Este status é exclusivo para matérias de pagamento à vista. Significa que o pedido está pago e liberado para publicação no jornal Minas Gerais. Nos detalhes da publicação são exibidas informações adicionais.

Enviada: Nas matérias inseridas para pagamento faturado, as publicações são exibidas com a situação de Enviada. Nos detalhes da publicação o campo Situação informa que a matéria foi enviada para publicação e terá um prazo de 3 dias úteis para ser publicada no Jornal Minas Gerais.

Publicada: Essa situação indica que a matéria já foi publicada no Minas Gerais. Nos detalhes da publicação, são exibidas as seguintes informações: data e o número da página do jornal em que a matéria foi publicada.

Cancelada: São exibidas para pedidos ou registros de publicações que foram cancelados.


Qual o horário limite para envio de matérias para publicação no Minas Gerais?

O horário limite para encaminhamento de matérias a serem publicadas no jornal Minas Gerais é:

  • 16 h para o caderno de “Publicação de Terceiro e Editais de Comarcas”;
  • 17 h para matérias de Editais e Avisos – Caderno Diário do Executivo;
  • 18 h para matérias de Expediente - Caderno Diário do Executivo.

Erro ao acessar o site, como proceder?

Caso você venha tendo problemas frequentes para acessar a página do Sistema Diário verifique se a versão do seu navegador, Internet Explorer, Firefox, Google Chrome, está atualizada.


Fui desconectado do sistema, como proceder?

Se, após efetuado o login, o sistema permanecer ocioso por 20 minutos, o usuário será automaticamente desconectado por medida de segurança. Para voltar a acessar o sistema, basta fornecer novamente sua identificação de usuário e a senha.


Não consigo visualizar o DAE pelo sistema, como proceder?

Para abrir o DAE é necessário que tenha instalado em seu computador um leitor de PDF. Caso já possua um leitor de PDF instalado, verifique as permissões do seu navegador e desbloqueie a janela pop-up do mesmo.


Quais são os requisitos do microcomputador para acessar o Sistema Diário?

A configuração mínima necessária deve ser:

a) Microcomputador com processamento mínimo de 2Ghz;

b) Memória RAM mínima de 512 MB;

c) Conexão de Internet;

d) Adobe Acrobat Reader 5.0 ou superior instalado ou outro software similar que seja capaz de ler arquivos PDF;

e) Editor de texto que gere arquivos no formato RTF (RichTextFormat);

f) Acesso a correio eletrônico;

g) Mozilla Firefox 3.0 ou superior, ou Internet Explorer 7 ou superior.

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