Notícia

GOVERNO DE MINAS FIRMA MEMORANDO DE ENTENDIMENTO COM A CÂMARA COMERCIAL BRASIL-CATALUNHA

Entre as parcerias estão a importação do café mineiro para a Catalunha, e a sinergia com organização europeia de doenças raras

Imagem ilustrativa -
(Foto: SCC)

• ícone de compartilhamento

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Casa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, firmou um memorando de entendimento com a Câmara Comercial Brasil-Catalunha para investimentos no estado e a importação de produtos mineiros, em especial, o café.

O documento foi assinado pelos secretários Marcelo Aro, SCC, e Fernando Passalio, SEDE, e pelo presidente da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha, Javier Mirallas, na tarde de terça-feira (27), em Barcelona, na Espanha.

Durante a reunião, grupos empresarias catalães demonstraram interesse em Minas Gerais, além de importar produtos mineiros, como o café. A safra cafeeira do estado deve alcançar mais de 29 milhões de sacas neste ano, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Se alcançado, Minas Gerais será responsável por 50% da safra nacional.

Além disso, o convênio entre as partes pretende cooperar nas áreas de captação de recursos, ciência e tecnologia, saúde e meio ambiente. E também na organização de atividades conjuntas para ampliar a visibilidade de produtos e serviços de Minas Gerais e da região da Catalunha.

Participaram da reunião Marcelo Aro, Secretário da Casa Civil de MG; Fernando Passalio, Secretário de Desenvolvimento Econômico de MG; Javier Mirallas, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha; Alexandre Barbosa, vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha e CEO da B2 International Consulting; Igor Tameirão, Superintendente de Relacionamento Internacional; e representantes das empresas MapFre, FlyTap, Veolia, Toda & Nel-lo.

PARCERIA EURORDIS

Ainda durante a viagem da delegação do Governo de Minas à Espanha, o secretário-chefe Marcelo Aro debateu a pauta dos direitos e políticas sociais para doentes raros com representantes da Eurordis, uma organização europeia que trabalha para melhorar a vida de mais de 300 milhões de pessoas que vivem com uma doença rara.

O encontro também teve a finalidade de firmar uma parceria entre a SCC e a Eurordis, que será debatida no decorrer das próximas reuniões de alinhamento.

O secretário-chefe Marcelo Aro também foi convidado para ser representante da entidade do Brasil.

Estiveram presentes no debate, Marcelo Aro, Secretário da Casa Civil de MG; Igor Tameirão, Superintendente de Relacionamento Internacional; Fernando Passalio, Secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econoômico; Raquel Castro, diretora de políticas e Iniciativas Sociais da EURORDIS; e Rita Francisco, Gerente de Pesquisas da EURORDIS.

COM O CÔNSUL-GERAL

A SCC também se reuniu com o cônsul-geral do Brasil em Barcelona, o embaixador Pedro Henrique Lopes Borio.

Na reunião, o embaixador afirmou interesse em importar o café mineiro para a Catalunha. A parceria entre o Governo e a Eurordis também foi debatida. O Consulado vai acompanhar, de perto, a formalização dessas cooperações.

Participaram do encontro, Marcelo Aro, Secretário da Casa Civil de MG; Igor Tameirão, Superintendente de Relacionamento Internacional; e o Embaixador Pedro Henrique Lopes Borio, Cônsul-Geral do Brasil em Barcelona.