Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

“Minas Gerais é o coração do Brasil”, diz embaixador da Bélgica durante encontro com Governo de Minas

Secretário-chefe da Casa Civil destaca que as portas estão abertas para estabelecer um acordo de cooperação entre Bélgica e Minas Gerais

Imagem ilustrativa -
(Foto: BRUNO CANTINI/SCC)

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

A fala foi dita pelo embaixador do Reino da Bélgica no Brasil, Peter Claes, durante um encontro entre representantes do Governo de Minas Gerais com a delegação da Embaixada do Reino da Bélgica no Brasil foi realizado nessa quarta-feira (24), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. A reunião ocorreu no “Dia do Porto”, data que relembra a criação de um acordo entre os Portos de Antuérpia-Bruges, na Bélgica, e o Porto de Açu, localizado no estado do Rio de Janeiro.

 

Na oportunidade, o embaixador recordou que a relação entre belgas e mineiros é secular. A primeira visita do rei dos belgas foi em 1920, quando o Alberto I visitou as cidades de Belo Horizonte, Lagoa Santa e Nova Lima. Na capital, o rei conheceu o Palácio da Liberdade, antiga sede governamental de Minas Gerais. Peter Claes, ainda, reforçou que Minas Gerais é o ”coração” do Brasil, e que o estado conta com a presença de importantes empresas belgas.

 

Apesar de não haver um acordo de cooperação entre Bélgica e Minas Gerais, as portas da Secretaria de Estado de Casa Civil estão abertas para estabelecer um laço de amizade mútua, conforme destacou o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Aro. Além disso, reforçou que Minas Gerais é o melhor estado para o diálogo em diversas pautas como meio ambiente, economia, desenvolvimento empresarial, sendo a Bélgica um potencial parceiro ao estado, de acordo com o secretário-chefe.  

 

O governador Romeu Zema salientou que a contribuição dos belgas a economia mineira é bem-vinda, além de apresentar importantes avanços do governo na desburocratização para a abertura de novas empresas; criação de postos de trabalho, principalmente no Vale do Jequitinhonha, com a presença de empresas no Vale do Lítio; aumento na participação do PIB brasileiro, priorizando o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida dos mineiros.

 

BRASIL X BÉLGICA

O Porto de Antuérpia-Bruges é a principal porta de entrada do café brasileiro, em especial, do grão que sai de Minas Gerais para a Europa. O Porto é o segundo mais movimentado de todo o continente europeu.

 

Já o Porto de Açu, no estado do Rio de janeiro, é o maior complexo porto-indústria da América Latina. O local é porta de entrada e saída para a economia brasileira, movimentando grandes volumes de cargas, como de gás e petróleo. Com exceção aos combustíveis, 60% de suas outras atividades são provenientes de Minas Gerais.

 

O embaixador Peter Claes informou que a Bélgica é o 4º maior exportador de produtos brasileiros, com investimentos na casa dos R$ 60 bilhões no país.

 

Participaram do encontro o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o secretário-chefe de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passálio; o superintendente de Relacionamento Nacional e Internacional, Igor Tameirão de Azevedo; o diretor-presidente do Invest Minas, João Paulo Braga; o embaixador da Bélgica no Brasil, Peter Claes; a cônsul-geral da Bélgica no Rio de Janeiro, Caroline Mouchart; o cônsul honorário da Bélgica em Belo Horizonte, Henrique Rabelo; e o Representante no Brasil do Porto de Antuérpia-Bruges, Matheus Dolecki.

Últimas Notícias